Panela de vidro: linda e não libera substâncias

Os únicos tipos de panelas que não liberam substâncias, são as de vidro e as de titânio

Apesar de indispensáveis na maioria dos lares brasileiros, a compra de panelas é feita sem maiores cuidados. O que poucos consumidores consideram é que alguns materiais trazem benefícios à saúde, outros são indiferentes e há ainda os que podem ser prejudiciais.

É preciso ter em mente três fatores: a saúde dos usuários, a praticidade e a funcionalidade da peça. Há materiais que precisam de um preparo especial antes do uso. Com a panela de vidro a limpeza é mais tranquila.

Os únicos dois tipos de panelas que não liberam substâncias, são as panelas de vidro e as de titânio.

Esses fatores prejudiciais podem ocorrer devido a forma como as panelas são usadas, lavadas e guardadas. Usar esponjas de aço para limpá-las, por exemplo, é um erro, já que a esponja tira a proteção das panelas e arranha a película que evita contaminação, no caso das de alumínio, por exemplo, além de soltar resíduos. O ideal é usar fibras naturais para limpar”.

De acordo com a nutricionista Flaviana Pereira de Oliveira, os danos à saúde causados pelos resíduos liberados nas panelas não chegam a ser graves. Porém, eles devem ser evitados. Uma pessoa saudável pode eliminar o excesso de substâncias tóxicas, mas se houver algum comprometimento da saúde, a pessoa pode ter problemas.

Panela de cobre lava-se com limão. Já a de ferro, para evitar a ferrugem, deve levar uma fina camada de óleo ao ser guardada. As de barro e de pedra devem ser secadas na chama do fogão para evitar mofo.

Pedra foi o 1º material

O primeiro material usado pela humanidade no preparo de alimentos foi a pedra esculpida, na forma de utensílio. Em seguida, a cerâmica, para guardar e cozinhar. A preocupação com a necessidade de melhorar as características sensoriais e sanitárias dos alimentos contribuiu para a busca de novos materiais.

Panela de vidro

Evitar os utensílios de alumínio na cozinha é de extrema importância. Os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar depositados na comida. Prefira as panelas de vidro e preserve sua saúde.